terça-feira, 14 de abril de 2009

[Divulgação] Matéria - Vitrine | Território da Música

Projeto colaborativo reúne vídeos do show do Radiohead em São Paulo publicado em
14/04/2009
da Redação
Aumentar o texto Diminuir o texto
Foto: Reprodução
Assim com outros 30 mil fãs em São Paulo, o webdesigner Andrews Guedis foi assistir ao show de uma de suas bandas favoritas, o Radiohead. Muitos que estiveram no evento aproveitaram o recurso tecnológico do aparelho celular e gravaram trechos em vídeo da apresentação que depois foram parar em sites como YouTube e similares.

Sabendo disso, Andrews, que garante não ter gravado nenhum trecho, teve uma idéia diferente: coletou esses vídeos no Youtube e criou um novo vídeo. Depois, colocou um blog no ar e começou a receber contatos de pessoas que tinham gravado outros trechos e músicas do show. Com o material em mãos, Andrews está recriando todo o show da banda colando os trechos que trazem diversos ângulos a diferentes distâncias do palco. A qualidade do vídeo é baixa. Mas a idéia é fértil.

A produção do vídeo é ilegal uma vez que Andrews não possui autorização do artista e tampouco de seus agentes. A emissora que adquiriu os direitos de transmissão, a Multishow, nem veiculou o show inteiro e só tem direito de reproduzi-lo mais uma única vez. Mas na era da web 2.0 o limiar entre criatividade e ilegalidade se tornou difuso e assistindo ao vídeo de Andrews é difícil dizer que se trate de pirataria.

O resultado da produção, que recebeu o nome “Rain Down”, uma referência à canção “Paranoid Android” do Radiohead, pode ser visto no endereço do projeto: http://radioheadraindown.blogspot.com.



Saiu no: http://territorio.terra.com.br/canais/vitrine/noticias/ultimas.asp?noticiaID=19343

Nenhum comentário:

Postar um comentário