quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

[Matéria] Diário de Pernambuco | Blog de Tecnologia

Essa matéria pode ser conferida na integra neste link:
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/tecnologia/?p=4681

Show colaborativo: enquanto Bono Vox reclama da troca de músicas e filmes na internet, a rede mundial cresce e fãs internautas até recriam o show de Radiohead no Brasil

Bono Vox, do U2. Crédito: Reprodução da Internet/ nacaodamusica.com.br.A briga por direitos autorais na internet começou 2010 com mais uma polêmica. O cantor Bono Vox, do U2, defendeu em sua coluna publicada no New York Times, no último domingo, que a luta contra o download ilegal de filmes e de músicas deveria ganhar ainda mais reforço neste ano.

Segundo ele, a prática prejudica diversos artistas e, por causa da melhoria constante da banda larga, possibilita baixar filmes e séries inteiras de televisão em poucos minutos. “Uma década de compartilhamento e de roubo de arquivos musicais comprovou que os próprios artistas sofrem com essa situação (…) pois não conseguem mais se sustentar apenas com a venda de ingressos para shows e camisetas”, disse o vocalista.

A opinião dele vai de encontro com um movimento natural da internet, que é de observar a parte boa destes downloads e ver na rede mundial de computadores uma divulgação praticamente ilimitada de um trabalho artístico; porém, a atitude é compreensível por fazer coro a um grupo de empresários e pessoas que não possuem mais controle comercial sobre as suas obras.

Projeto Rain Down, do RadioheadCom suas palavras, Bono apenas reforçou a tese de que a Era do direito autoral começa a se esvaziar. A prova disto está num DVD desenvolvido por fãs da banda inglesa Radiohead no ano passado, que compilou, editou e recriou o show do grupo em março de 2009 em São Paulo e Rio de Janeiro. Tudo foi feito usando vídeos gravados pelos fãs em telefones celulares e disponibilizados no YouTube.

Se não fosse um projeto colaborativo, distribuído gratuitamente na web, a quem caberia receber os direitos autorais? As pessoas que gravaram os vídeos? O editor que fez o DVD? A banda? Ou os produtores brasileiros que detinham os direitos das apresentações no Brasil? Na verdade, o assunto renderá muitas discussões nos próximos meses. No entanto, enquanto a indústria e os artistas lutam contra a troca de arquivos, a rede mundial continua a crescer, com mais filmes, livros, jogos e uma infinidade de outros conteúdos digitais.

Para baixar o show do Radiohead em São Paulo, chamado de projeto Rain Down, acesse www.raindown.com.br/download.


Meus comentários: é engraçado como alguns jornalistas tratam tão superficialmente a questão do direito autoral, sendo que no caso desta matéria, o Bono reclama sobre a facilidade de baixar materiais oficiais, como cds e filmes pela internet. Bem, projetos não-comerciais como o Rain Down não foram feitos para "ferir" estes direitos. Ou você acha que teríamos um DVD Live in Brazil lançamento oficialmente para compra? É bem claro que não teríamos algum DVD oficial do show de São Paulo se não fosse o esforço de fãs para trazer isso a realidade. Não é que um projeto como esse fez sucesso que você deve sair por aí baixando e comprando produtos piratas também. É uma questão de reflexão e de novas ideias que surgem a todo momento.

Estou editando Karma Police no momento, creio que até o final dessa semana estará finalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário