terça-feira, 4 de agosto de 2009

[Entrevista] Território da Música - Radiohead: raro e caro... ou de graça

Radiohead: raro e caro... ou de graça
Postado por Lizandra Pronin
Redação TDM

Show em SP
Os álbuns "Amnesiac", "Hail To the Thief" e "Amnesiac" ganham edição especial no final deste mês. No início do ano, outros três discos da banda já haviam sido relançados em versão especial: "Pablo Honey", "Beds" e "OK Computer".

Mas é coisa de colecionador mesmo, pois cada álbum - que sai por U$ 31,00, mais ou menos (sim, esse preço é em dólares) - vem recheado de versões alternativas, vídeos promocionais, vídeos com performances veiculados na TV (a participação no "Later... With Jools Holland"), além das canções integrantes do repertório original. O lançamento é da EMI/Capitol.

Se sua conta corrente não permitir, há outra opção de material diferente da banda. É o projeto Rain Down que ficou pronto.

Para quem não conhece, o Rain Down é um vídeo não oficial feito por um fã da banda, o web designer Andrews Ferreira Guedis. Ele colheu, editou e colou vídeos feitos por fãs nos shows que a banda realizou em São Paulo e no Rio, em março deste ano, e está lançando (bem, de certa forma) um DVD. O endereço do site do projeto é radioheadraindown.blogspot.com

Na época em que Andrews começava o projeto, conversamos. Segue trecho do papo:

Em algum momento você se preocupou com o fato de fazer algo que é considerado ilegal?

Andrews: Não me preocupei. Existe uma comunidade mundial que sempre fez isso, os famosos "bootlegs" que sempre filmaram shows e colocaram a disposição dos fãs para download, eu apenas me espelhei nisso.

Seu projeto é algo que há poucos anos seria impensável...

Andrews:
Eu sou dessa nova geração. Eu acredito que a união através da informação é a base da internet, é o que torna ela o que é hoje, que é indispensável. Sem ela eu não seria o que sou. Muita gente não possui condições de ir num show que custa 200 reais, ou de repente não poderia estar lá, eu acho que muita gente deve estar muito feliz em rever o show de sua banda preferida assistindo aonde puder. Cada vez mais teremos o crescimento do que vemos hoje, unindo entretenimento, tecnologia e arte, e eu fico muito feliz que todo tipo de pessoa e classe social pode estar tendo acesso a tudo isso.

E Andrews termina a conversa com um recado:
Eu não quero ferir nenhuma lei. E muito menos estou me beneficiando comercialmente disso. O Radiohead é famoso por ser uma banda anti-gravadora e por lançar um álbum que a pessoa paga o quanto quiser. Eu apenas faço parte dessas novas idéias.

Matéria em: http://territorio.terra.com.br/blog/redacao/?c=20263

Obrigado Lizandra Pronin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário