quinta-feira, 23 de abril de 2009

[Entrevista] Blog Alternativa

[Entrevista] Andrews Ferreira, do projeto Radiohead Raindown

quinta-feira, 23 de abril de 2009 às 1:58

Artigos

andrews_radiohead_raindown

Eu já postei sobre o DVD do Radiohead que está sendo feito com vídeos feitos pelos próprios fãs, e o criador desta maneira revolucionária de unir os fãs chama-se Andrews Ferreira Guedes. Ele concedeu uma entrevista ao blog, onde falamos sobre o projeto, sua vida pessoa e seu trabalho com a banda Refnik. Confira a entrevista aqui.

Alternativa - Fale-me um pouco sobre quem é o Andrews. O que faz, como é sua rotina, no que trabalha e claro, sobre seus projetos musicais.

O Andrews que conheço é um cara fascinado por tecnologia, música e arte. Cresci “fuçando” nos aparelhos de TV em casa, e meu gosto por música começou aos 16 anos, na mesma época que ganhei meu primeiro computador, outra coisa que me deu um grande rumo a seguir.
Trabalho com desenvolvimento e manutenção de websites, soluções em internet, designer digital, na realidade é esse mesmo o meu ganha-pão.
O Refink é a banda que ajudei a criar ao lado do vocalista e compositor Rafael Alves, desde que aprendi a tocar violão, foi ali que mantive meus projetos musicais. No Refink eu pude aprender a produzir e compor músicas, além disso, gravar nossas Demos, que foi uma coisa que eu pensei que nunca poderia fazer sem um estúdio ou tendo um curso especializado.
Na mesma idéia de aprender sozinho, eu consegui realizar as nossas primeiras gravações, já temos atualmente 2 cds demos gravados, 100% feito pela banda.
O Refink TV foi a mais recente idéia criada, e dali que também desenvolvi o gosto por filmar vídeos, editar e produzir certos momentos de nossos shows e cotidiano de banda. Atualmente eu quero divulgar o Refink cada vez mais, estamos tocando por toda capital de São Paulo e queremos um apoio para ser uma grande banda do cenário. Acho que conseguiremos isso, porque fazemos nossas músicas e tocamos honestamente.

Alternativa - Como o Raindown começou ? Foi realmente uma idéia que partiu do nada ?

O Rain Down começou espontaneamente. Eu ainda estava sobre efeito do show do Radiohead, queria ter os vídeos do show no meu micro e nós sempre sabemos que alguma coisa iria aparecer no You Tube. Dito e feito lá estavam os vídeos de Paranoid Android, e tinha boas filmagens. Achei legal, mas muitos vídeos estavam incompletos.
Por que não juntá-los num software de edição? Bem, eu fiz isso,e dei uma olhada no resultado. Tinham seis câmeras, gostei muito do que vi. Por que não por no You Tube? Então, foi isso que fiz, ai postei na comunidade para testar a reação. Muita gente curtiu, foi muito rápido, de repente tinha fãs perguntando se eu iria fazer o show todo.
Já que o retorno era grande, não queria decepcioná-los, eu realmente iria pegar os vídeos para guardar de recordação, seria maldade não compartilhar com outras pessoas. Então comentei de fazer apenas as músicas não transmitidas pela emissora de TV que exibiu o show ao-vivo. Como recebi vídeos e um apoio gigantesco pra fazer o show todo, a idéia final é um DVD feito pelos fãs, de filmagens feitas por centenas de câmeras que estavam lá.

Alternativa - Você já tinha experiência com edição de áudio e vídeo, ou teve que ler e aprender sobre isso para o projeto ?

Sim, tenho uma experiência com edições de áudio e recentemente com vídeo. Aprendi muitas coisas editando os vídeos da minha banda, mas nos do Radiohead aprendi muito também. Algumas pessoas comentaram que minhas transições eram muito lentas, eu fui notando isso e aprendi a fazer transições mais bruscas entre as câmeras. Mas se você perguntar se li algo pra fazer isso, ou fiz algum curso, eu estaria mentindo. Aprendi tudo na base da tentativa e erro.

Alternativa - Todo o recebimento de material e edição é feito no seu PC mesmo ? Você trabalha sozinho ?

Realizo a maioria do trabalho de edição no meu humilde PC em casa. Trago alguns vídeos para editar no meu ambiente de trabalho, mas evito gastar muito tempo por causa dos serviços que presto. Trabalho sozinho na edição dos vídeos, e conto com a ajuda dos fãs apenas com o envio de material e links de vídeos que já estão no You Tube.

Alternativa - O seu projeto está ganhando cada vez mais dimensão na internet e nas principais mídias nacionais. De que forma o projeto mudou sua rotina, sua vida ? Como esta exposição está te afetando ?

Não esperava tudo isso. Sinceramente não me gabei em nenhum momento por ter tido essa idéia primeiro que alguém, mas por outro lado, é o maior retorno de qualquer coisa que eu tenha feito. Mas tudo faz nexo quando falamos de Radiohead e internet. Minha rotina não mudou muito, nem minha situação financeira, mas sim, eu tenho gasto muito tempo editando os vídeos, mantendo o blog e respondendo os fãs.
Eu me preocupei com a exposição um pouco, principalmente quando li a matéria da Revista da Folha de São Paulo, que desviou o foco do assunto, falando muito da parte jurídica, sobre a legalidade do que estou fazendo e da questão de onde moro e quanto ganho. Por um momento pensei que seria processado, me fizeram se sentir o homem culpado por toda pirataria na internet, como se aquilo tudo não estivesse no You Tube. Nem câmera eu possuo, não filmei nada do show, se existem culpados, não sou eu.
Acredito que o Radiohead não se ofenderia por fazer um Bootleg (como é conhecido mundo afora os shows filmados por fãs) de seu maravilhoso show no Brasil.
Espero não ser processado, não estou ganhando nada por fazer isso e muito menos comercializando.

Alternativa - Acredito que neste momento, em algum site ou fórum internacional, o seu projeto esteja sendo comentado e discutido. Você espera que isto chegue aos “ouvidos” do Radiohead ? Como espera que eles reagirão à tudo isso ?

Pelo que ouvi dizer isso é verdade. Bem, se o Radiohead souber do que estou fazendo eu creio que eles irão dar mais valor ao Brasil, nós os recebemos tão bem. Todas as músicas eram aplaudidas e cantadas de uma forma que a banda era obrigada a reagir, não é a toa que o coro em Paranoid Android é um momento épico em toda carreira do Radiohead.
A banda com certeza não ligaria para o que fiz em relação à parte legal e dos direitos de imagem, já que ela é a mentora da idéia de lançar um cd na internet, onde a pessoa pagava o quanto achar justo. Eu acho que sentiriam felizes pela consideração e por ser um trabalho honesto direcionado apenas aos fãs. Eu espero isso.

Alternativa - Na era do torrent, o que você pensa sobre o download, e o futuro da música. Qual sua opinião ?

O torrent, como o velho Napster é apenas mais uma característica de que a indústria fonográfica esta atirando em seu próprio pé. Ninguém compra CD hoje, todos possuem algum player mp3, e baixam músicas da internet, mas quando se fala nisso na mídia, é polêmica, ilegal etc. Se a internet fosse bem pensada pelas grandes corporações, e a ganância das gravadoras não fosse tão grande, não chegaria a tal ponto. O Radiohead, o Nine Inch Nails abandonaram suas gravadoras porque estavam cansadas de ver o seu velho sistema e suas limitações. As duas bandas pensaram na melhor forma de distribuir seu trabalho e elas são exemplos de sucesso.
Pode ter dado errado em algum sentido, mas foi bem melhor que lançar um CD tradicional para vazar na primeira semana de gravação do estúdio. A sede por cultura, informação é muito grande. A internet é o ambiente perfeito para novas idéias, o que custa é pensar nelas comercialmente.

Alternativa - Você possui um trabalho musical. O projeto lhe ajudou em algum ponto nisto ?

Sim, toco na banda Refink que tem mais de 3 anos no cenário independente, tocando música própria e seguindo as minhas influências e dos integrantes. O projeto está ajudando bastante neste momento, mas eu queria que a banda crescesse mais, infelizmente o cenário brasileiro é deplorável, acho que seria mais fácil fazer uma banda “emo/hardcore” e cantar “meu amor, me deixou” na MTV, isso sim faria sucesso na hora. Tomara que alguém acorde um dia e pergunte o que é realmente foi o rock brasileiro dessa época, porque eu mesmo não vejo nada.
Gostaria que as pessoas que ouvem o Radiohead, conhecessem minha banda, visitassem o site e baixassem as músicas. Não custa nada dar um apoio.

Alternativa - Existe alguma visão de retorno financeiro, ou valor agregado com a concretização do projeto ?

Não existe. Estaria sendo injusto em comercializar isso, é um trabalho feito de fãs para fãs. O único retorno que peço é que apóiem meus outros projetos, como minha carreira de Web Designer, e minha banda.

Alternativa - Existe, de alguma forma, algo que está contra o seu projeto ? Alguma crítica ?

Nenhuma crítica do aspecto da qualidade do trabalho, tenho recebido muitos elogios e apoio da parte dos fãs e da mídia.
Na verdade eu ainda estou preocupado com a parte jurídica, já que só falaram disso por um tempo.

Alternativa - Como fã, como foi o show do Radiohead ? Superou suas expectativas ?

E como. Eu estava muito feliz em poder ver o Radiohead, por pouco perco o show, comprei o ingresso de uma pessoa na internet que estava vendendo um ingresso de uma pessoa que desistiu de ir. Quando o Radiohead entrou no palco eu não esperava um show tão perfeito e tal longo, pensei em algo mais frio, e eles estavam ligados em nós, estavam agitados. Foram 26 músicas, 2 horas e meia de show. É tudo que você precisa pra ficar em estado de êxtase num show de uma banda como essa. Foi emocionante.

Alternativa - Você registrou o show de alguma forma ? Áudio ou Vídeo ?

Não consegui registrar nada. Meu celular nem para filmar serve, nem foto tira. Apenas consegui uma fotografia minha no show de uma câmera emprestada de uma amiga (Obrigado Kell).

Alternativa - Quais são os planos para o futuro ? Existe alguma possibilidade de outro projeto como este ?

Eu disse em algum momento num tópico do Orkut que fala da banda Muse, que faria uma edição multi-camera do show da banda aqui em São Paulo, mas o material que possuo é muito inferior ao do show do Radiohead. Mas foi outro show na qual pude conferir e como retribuição, queria fazer um DVD nas mesmas bases do Projeto Rain Down.
Mas estou focado na minha banda agora, e no DVD do Radiohead, vamos ver o que acontece quando todas as músicas estiverem editadas.

Link do site:

http://blogalternativa.com.br/2009/04/banda-independente-refink/#more-2142


Obrigado Blog Alternativa!

4 comentários:

  1. http://www.youtube.com/profile?user=rabablues&view=videos&query=radiohead

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, já estou de olho nos vídeos do rabablues... muito bons. Irei usá-los.

    ResponderExcluir
  3. Aehh
    na boa.... use mas coloque os creditos ok?
    Abs e boa sorte
    RABABLUES

    ResponderExcluir
  4. Rabablues!

    Seus créditos serão colocados em breve, estou atualizando o link de Créditos, é muita gente, as vezes sempre passa alguém.

    Desculpe ae irmão.

    Abraços!

    ResponderExcluir